Curitiba - 2 de janeiro de 2014

Mesa Suburbana

Times completos vêm em caixas colecionáveis, custam R$ 22,50 e podem ser comprados pela internet. Foto: Felipe Rosa

Partidas clássicas da Suburbana, campeonato de futebol amador que anima os finais de semana em Curitiba, mudaram de cenário. Além do sucesso nos gramados, times como Sociedade Operária Iguaçu, Trieste (atual campeão), Combate Barreirinha e outros que compõem o grupo foram parar na mesa de futebol de botão graças ao projeto da artesã Adriane Neo São Marcos, 47. Ao todo são 28 times, que reforçam o potencial da Suburbana ao mesmo tempo que resgatam a brincadeira que já animou a infância de muitos meninos e meninas.

A ideia surgiu enquanto a artesã ouvia no rádio uma entrevista sobre a relação entre a história da cidade e os times de futebol. Imediatamente ela ficou interessada na possibilidade de divulgar as equipes amadoras de uma maneira criativa. “A suburbana é super legal. Cada família tem uma história que entra na suburbana”, afirma Adriane que também percebeu sua relação com o campeonato.

O irmão da artesã já jogou bola e companheiros de equipe seguiram carreira na área. Além disso, Adriane participou de bailes de carnaval em clubes que possuem times no campeonato, além de ter namorado um jogador de futebol amador. “A comunidade se envolve no campeonato. É um patrimônio imaterial da cidade”, avalia.

A criação dos times só foi possível com muitas pesquisas sobre o assunto, especialmente com informações presentes no livro O Futebol da Contracapa, escrito pelos autores Allan de Paula Oliveira, Hélder Cyrelli de Souza e João Castelo Branco. Foi sobre este livro, inclusive, a entrevista que Adriane ouvia quando teve a ideia de montar as equipes de botão. Porém, não foi fácil encontrar informações atualizadas sobre o assunto na internet. “Falta uma documentação, principalmente virtual”, disse. Adriane também tentou contato com representantes dos times, mas não recebeu nenhum retorno.

O produto é totalmente artesanal. As peças são de resina, a palheta é um botão lixado (referência ao material que é muito usado no jogo) e o gol é feito com tela de bordado. A caixa em mdf também pode ser colecionável. O conjunto fica completo com um guia em que são apresentadas informações e regras sobre a modalidade esportiva, além de dados de cada um dos 28 times.

Souvenirs curitibanos

Os times de futebol de botão da Suburbana foram criados para o projeto de economia criativa SouCuritiba, que está com uma nova coleção de souvenirs inspirados na cidade de Curitiba. A Copa do Mundo de 2014 também serviu de inspiração para o programa.

Ao todo são 40 peças (como portacopos, camisetas, bolsas, agendas, bonecas, cartões postais, e até uma latinha com o ar da capital paranaense) criados por 23 produtores que participaram da iniciativa do Sebrae/PR em parceria da Prefeitura de Curitiba. Os souvenirs estão à venda nas lojas Leve Curitiba, no Empório Metropolitano, na Feira do Largo da Ordem (aos domingos) ou pelo site www.lojasoucuritiba.com.br. Cada time de futebol de botão custa R$ 22,50.

The following two tabs change content below.

Carolina Gabardo Belo

Carolina tem 28 anos e é jornalista desde 2007. E-mail: carolinab@tribunadoparana.com.br

Latest posts by Carolina Gabardo Belo (see all)

Nenhum cometário.

Comente

Seu email é privado. Campos marcados com * são obrigatórios